Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

domingo, 31 de julho de 2011

União gay: Supremo reconhece direitos de casais do mesmo sexo



Na prática, casais do mesmo sexo poderão adotar filhos, incluir parceiros como dependentes no plano de saúde, fazer declaração conjunta do Imposto de Renda, adotar o sobrenome do cônjuge e receber pensão e herança, entre outros direitos previstos na legislação brasileira. A única restrição continua sendo o casamento civil.
Com essa resolução do Supremo, o Brasil segue uma tendência em voga em outros países democráticos, inclusive na América Latina, de equiparar os direitos civis de heterossexuais aos de homossexuais.
A Igreja Católica reagiu contra a decisão, pois defende a família como uma relação constituída por pessoas de sexos opostos. Entidades ligadas aos direitos homossexuais comemoraram o resultado como um avanço social e de cidadania.
O STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu no dia 5 de maio a união estável de casais homossexuais, que passam agora a ter os mesmos direitos civis que heterossexuais. A decisão é histórica e afeta 60 mil casais gays no país, segundo dados do Censo 2010.
Antes da resolução do Supremo, casais do mesmo sexo tinham que recorrer à Justiça e ficavam à mercê da interpretação de juízes sobre a legislação. Agora, as instâncias inferiores devem seguir a decisão dos magistrados.
Em julho do ano passado, a presidente argentina Cristina Kirchner promulgou uma lei que permite o casamento de homossexuais. A Argentina foi o primeiro país na América Latina e o décimo no mundo a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo.


O que é BRIC e qual sua importância na economia mundial?

BRIC é uma sigla formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, analista de mercado do grupo Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimento do mundo), no relatório intitulado Building Better Global Economic Brics.
Nos últimos anos, vem crescendo a ideia de que o BRIC está tirando dos Estados Unidos, União Europeia e Japão - que chamamos de trilateral - o dinamismo da economia mundial. Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca  40% da população total do planeta.
O BRIC não é um bloco econômico como o Mercosul, nem político como a União Européia ou militar como a Otan. Trata-se de um conceito que está ligado aos grandes mercados emergentes, mas que nada diz sobre o modelo econômico ou a situação política e social de cada uma de suas quatro nações.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

 O governo brasileiro foi alvo da maior onda de ataques a sites oficiais na internet de sua história. As ações começaram em 22 de junho. Os incidentes mostraram a fragilidade da segurança de serviços públicos na internet e abalaram a confiança dos usuários.

Foram atingidos os sites da Presidência da República, do Portal Brasil, da Receita Federal, da Petrobras, dos ministérios do Esporte e da Cultura e de prefeituras. Os hackers usaram programas robôs para fazer milhares de acessos simultâneos que tiraram as páginas do ar, num ataque conhecido como DoS (Denial of Service, em português, "negação de serviço").

Neste tipo de ataque não há invasão do computador ou roubo de dados pessoais. Mas ele pode causar prejuízos a milhares de pessoas que dependem dos serviços oferecidos on-line.

O coletivo de hackers LulzSecBrazil assumiu a responsabilidade pelos ataques. O grupo é um braço do Lulz Security, que nos últimos dois meses realizou ações contra os sites de empresas e do governo dos Estados Unidos. Os hackers anunciaram a dissolução do grupo em 26 de junho.

A página na internet do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi outro alvo dos hackers. A homepage (página de abertura) do site foi modificada pelo grupo Fail Shell.

Segundo o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), o país registrou 142. 844 incidentes no ano passado. Neste ano, de janeiro a março, foram 90.759.

Assistam o vídeo abaixo


Entenda mais sobre o Islamismo



FUNDAÇÃO: Península Arábica, pelo profeta Muhammad (570-632). O nome da religião vem de “Islam”, que em árabe, significa submissão a Deus.

MAIS DE 1,3 BILHÃO DE ADEPTOS
DOUTRINA: baseia-se no livro sagrado Alcorão e no atos, ditos e ensinamentos de Muhammad. Os muçulmanos crêem num único Deus (Allah), onipotente, que criou a natureza por meio de um ato de misericórdia. Consciente da debilidade moral da humanidade, Deus enviou profetas à Terra. Adão foi o primeiro e recebeu o perdão divino (o islamismo não aceita a doutrina do pecado original). Muhammad é considerado o último profeta enviado por Deus. Os muçulmanos crêem nos profetas anteriores a ele, que incluem Jesus Cristo
OS MUÇULMANOS SEGUEM CINCO PILARES FUNDAMENTAIS:

1. Testemunhar que “Não há deus senão Deus, e Muhammad é o mensageiro de Deus”
2. Orar cinco vezes em direção a Meca - berço do islamismo e lugar sagrado
3. Pagar o tributo, Zakat, que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano, para caridade
4. Jejuar no mês de Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer
5. Fazer uma peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições.
HIERARQUIA: não há
LITURGIA: rezam cinco vezes ao dia em direção a Meca. Quando possível, a oração deve ser feita na mesquita
NOME DO TEMPLO: mesquita



PRINCIPAIS RAMOS/DENOMINAÇÕES: sunitas e xiitas
PRINCIPAIS COMEMORAÇÕES:

• RAMADÃ - mês sagrado em que Muhammad recebeu a primeira revelação divina. É o nono mês do calendário muçulmano (lunar), que começa em 622 d.C., com a ida do profeta Muhammad de Meca para Medina. Do amanhecer ao pôr-do-sol, os muçulmanos não podem comer nem beber e adotam a abstinência sexual. O Eid al fitr celebra o fim do jejum realizado durante o Ramadã
• EID AL ADHA - A festa do sacrifício. Comemora o sacrifício que Deus exigiu de Abraão, para testar sua fé. Os muçulmanos acreditam que seu filho Ismael ia ser morto, mas foi poupado por Deus

LUGARES SANTOS: Meca, Medina (Arábia Saudita), Jerusalém
PAÍSES EM QUE É MAIS IMPORTANTE: Países árabes, Irã, Indonésia, Paquistão, Turquia

Qualidade de vida

Abaixo um infográfico muito legal, que aborda de forma estatística, a qualidade de vida no mundo e no Brasil. Analisem...
Os países com melhor IDH
Noruega
0,903
Austrália
0,936
Canadá
0,936
Suécia
0,936
Bélgica
0,935
EUA
0,934
Islândia
0,932
Holanda
0,931
Japão
0,928
10º
Finlândia
0,925

Os países com pior IDH
162º
Serra Leoa
0,258
161º
Níger
0,274
160º
Brundi
0,309
159º
Brukina Faso
0,320
158º
Etiópia
0,321
157º
Moçambique
0,323
156º
Guiné-Bissau
0,339
155º
Chade
0,359
154º
Rep. Centro-Africana
0,372
153º
Mali
0,378


NA AMÉRICA DO SUL
A classificação do Brasil comparado com a de seus vizinhos:


NO BRASIL
EDUCAÇÃO
15,1% da população adulta é analfabeta
Desde 1990, os gastos com educação cresceram apenas 0,4%
SAÚDE
72% da população recebe atendimento médico adequado. Em contrapartida, apenas 40% da população tem acesso aos medicamentos essências.
99% das crianças foram vacinadas contra a tuberculose e 96%, contra o sarampo entre 1997 e 1999
77% das mulheres usam algum método contraconceptivo - mulheres casadas de idade entre 15 e 49 anos
US$ 453 é quanto o governo gasta com saúde
72,9% do PIB é quanto as políticas de saúde consomem
83% da população tem acesso à água encanada
10% da população sofre má-nutrição
34 crianças morrem antes de completar um ano e cada mil que nascem
67,2 é a expectativa média de vida do brasileiro
ECONOMIA
9% da população vive com menos de US$ 1 por dia
46,7% da renda está concentrada nas mãos de 10% da população
1,5% foi o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano na última década
EM 2015
O Brasil terá 201,4 milhões de habitantes
86,5% da população vivera em cidades
7,3% da população terá mais de 65 anos (atualmente o número de idosos é de 5%)