Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

sábado, 4 de junho de 2011

8 temas que PODEM cair na redação do Enem


É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. A proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.
Se espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema.
O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas). O ideal é que o aluno tenha um texto que identifique a complexidade do problema em questão, que consiga delinear os elementos, mas sempre de uma maneira simples de ser lida e entendida e que depois proponha um encaminhamento coerente sobre a questão.
Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o candidato a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto.
Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar os assuntos nacionais).  Vejamos abaixo os temas:

1-Homofobia e direitos dos homossexuais - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja visto como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.

2-Criminalidade e agressão dos jovens - A tragédia do Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças, levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa ajudar a embasar seu ponto de vista na hora da prova.

3-Marchas - A proibição da Marcha da Maconha, que se tornou Marcha pela Liberdade de Expressão, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.

4-Código Florestal - Como as mudanças do código florestal estão em pleno debate é bom se informar sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente. O tema é um forte candidato para estar na redação do Enem.

5-Questões comportamentais - Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

6-Redes sociais - Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais.

7-Intervenção do Estado em hábitos culturais - O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir em hábitos culturais do ser humano. O assunto pode eventualmente aparecer na proposta de redação do exame.

8-Intervenção internacional - A intervenção internacional para preservar direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode dar uma boa discussão na redação do exame.
Fonte(na íntegra): site iparaiba.
Abaixo link com exemplos de redação

7 comentários:

  1. Acho muito legal vocês tentarem nos ajudar colocando os possíveis temas para a redação,mas custava postar apenas uns quatro possíveis temas? rs Assim, evitaria desgaste que temos em estudar tanta coisa, não que ficar atualizado sobre o que acontece no mundo seja ruim!

    ResponderExcluir
  2. mas se ele tivesse colocado só quatro e não fosse um dos quatro?

    ResponderExcluir
  3. Isso daí só são possíveis temas, não é ao certo os oito que poderam cair.
    por isso inha dica é saber de toda atualidade para sabe disserta

    ResponderExcluir
  4. ADOREI VALEU CORAÇAO.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas' Vai me ajudar muito para a preparação no ENEM

    ResponderExcluir
  6. Agradeço vcs por estarem visitando o blog. E queria deixar claro, que não tive/tenho a intenção de CRAVAR o tema de redação(como colocou o leitor acima), esse não é o meu papel. Mas sim, ajudar com toques nos PROVÁVEIS TEMAS!!

    Fiquei muito satisfeito e feliz por saber que o tema de redação do ENEM 2011, esteve listado em minha postagem (item 6).. Agradeço a todos,e vamo simbora juntos pra os vestibulares do fim de ano!!

    ResponderExcluir