Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fontes de Energia


As fontes de energia são de onde provêm o material que é utilizado para gerar energia. As matrizes energéticas e o nível de consumo foram se modificando com decorrer da história do homem e o desenvolvimento de tecnologia. Fazendo uma pequena comparação de diferentes épocas pode nos proporcionar uma boa noção a respeito do uso, consumo e das fontes mais utilizadas em diferentes períodos da história da humanidade:
O ser humano sempre utilizou fontes de energia para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Porém, foi com o advento do modelo econômico capitalista, baseado num intenso processo de produção e consumo, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário, pois o setor industrial é altamente dependente de energia para o funcionamento das máquinas, em especial das fontes de origem fóssil (petróleo, gás natural e carvão mineral).
O tema em questão é muito importante nas discussões sobre a matriz energética global. Sendo assim, está disponibilizado link com um texto-resumo sobre as mais variadas fontes energéticas, contendo a classificação, forma de obtenção, utilização, vantagens, desvantagens, impactos ao meio ambiente, entre outras características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário