Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

INDÚSTRIA E SEUS PENSADORES NO BRASIL





Conteúdo importante, que merece destaque e atenção por parte de todos, por ter trazido reflexos diretos para a nossa economia atual. Abaixo segue um breve resumo de alguns fotos importantes que não podem ser esquecidos. Leia com atenção !

A Ditadura iniciou-se em 1964, intensificou com o tempo e foi marcada pela crueldade de suas torturas, adotando a política do Pão e Circo, que preservava a alimentação e a diversão da população, principalmente. 

Os grandes projetos elaborados nesse período contribuíram para o aumento da nossa dívida externa, através do chamado "milagre brasileiro", que durou entre 1968 à 1973. Nesse processo de intensa industrialização aumentou-se o parque industrial brasileiro.

Em 1973 ocorreu a 1º crise do petróleo por problemas diplomáticos entre os EUA e os países exportadores deste produto. Com a elevação do preço do barril de petróleo, os juros cobrados em cima de nossas dívidas aumentaram, fazendo o Brasil pegar dinheiro emprestado com outros países favorecidos com a alta do petróleo, são os chamados petrodólares. Isso aumentou significamente nossa dívida externa, e desestabilizou um país que parecia estar numa corrente financeira, política e econômica ascendente.

Em 1979 aconteceu a 2º crise do petróleo, e de novo se elevou os juros nas grandes potências, mas o Brasil não tinha mais a quem recorrer para pedir dinheiro emprestado para pagar os juros, nos levando a entrar na década de 80 em crise, daí vem o nome "década perdida". As medidas tomadas pelo governo foi emitir moeda, que elevou ao absurdo nossa inflação; trabalhar em cima da balança comercial pelo superávit, levando ao equilíbrio da balança de pagamentos; e até declarar moratória.

Nos anos 90 o fim do socialismo torna o mundo neoliberal, e com isto aumenta a participação do capital e de produtos externos na economia, e, consequentemente, a saída do estado desta, daí a explicação pelo grande número de empresas privatizadas no Brasil hoje em dia.

                  Anos 80
               Anos 90
Guerra Fria (1947-90)
Nova ordem Mundial
EUA x URSS
Bipolaridade
Globalização
Multipolaridade
Economia -
1º Plano - Poder Bélico
2º Plano - Poder Econômico
Economia -
1º Plano - Poder Econômico
2º Plano - Poder Bélico

Poder Econômico - Caracterizado pelo neoliberalismo, vê-se o poder nos blocos econômicos e a intensificação da globalização

Alumas frases interessantes ditas pelos nossos economistas no decorrer de nosso crescimento econômico:

Gouveia de Bulhões (ministro da fazenda de Castelo Branco) : “desenvolver uma industria com reserva de mercado é como treinar um time jogando contra si mesmo”.

 Dilson Funaro ( ministro no governo Sarney, já com abertura no mercado) : ”fica revogada a lei da procura, e confirmada a lei da oferta”.

Frase da ex-ministra do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello: ”Fixar meta de inflação é fácil, difícil é cumpri-la.”

Frase do economista Edmar Bacha, um dos pais do Real: ”Em matéria de preços, não sobe o que não existe.”

Finalmente o pensamento que foi externado pelo economista Luciano Coutinho, hoje presidente do BNDES: “Conversa não é negociação, desde que seja conversa fiada.”

E Viva nossos economistasss !!!!

Prof. Flávio Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário