Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

terça-feira, 28 de junho de 2011

O que é a "guerra cambial"?



A  "Guerra cambial" é um conjunto de medidas econômicas adotada por governos para desvalorizar suas moedas. O objetivo é gerar competitividade de seus produtos no mercado internacional, estimulando as exportações.

Os dois maiores protagonistas da disputa são Estados Unidos e China - as duas maiores economias do planeta. A China mantém o câmbio fixo. Isso significa que é o governo que controla a cotação da moeda local, o yuan, frente ao dólar. Na maioria dos países, vigora o câmbio livre, em que a cotação é ditada por operações do mercado financeiro.

Já os Estados Unidos, para enfrentar a crise e a concorrência chinesa, colocaram mais dinheiro em circulação. Com isso, o dólar ficou desvalorizado diante das outras moedas. É como se os supermercados fossem abarrotados de um determinado produto, fazendo com que seu preço caísse.

A queda do dólar provoca prejuízos aos demais países, principalmente os emergentes, como o Brasil, que têm uma economia estável.

A desvalorização da moeda americana afeta tanto o mercado externo, pois os produtos nacionais ficam mais caros, quanto o mercado interno, uma vez que fica mais barato importar produtos estrangeiros.

A reunião do G20 negociam(por vezes) soluções para evitar que a desvalorização do dólar continue afetando economias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário