Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crise Americana



Em 2011 varios países vem enfrentando crises Econômicas relacionadas a suas Dívidas Externas, como a Grécia,  Irlanda, Itália e agora os Estados Unidos. 
Desde maio a dívida dos EUA já estava no limite permitido por lei, atingindo US$ 14,3 trilhões. E atualmente o país, conhecido internacionalmente como bom pagador, corre o risco de dar um Calote.

Entenda os Fatores/Motivos da Crise:

* Tem influência da crise financeira anterior, em 2008 pela quebra do banco Lehman Brothers, pois o governo realizou empréstimos para as empresas não falirem durante a recessão;
* Os EUA deram preferência a ter dinheiro para evitar a falência de empresas e bancos, à ajudar no bem social e redução de impostos, o essencial num momento de demissões e cortes de funcionários;
* Nos últimos anos, os gastos militares com as guerras do Iraque e do Afeganistão, juntamente com os efeitos da crise, fizeram com que o país atingisse um limite de endividamento (US$ 14,3 trilhões). Dessa forma, o país não teria mais como emitir títulos da dívida pública para arcar com seus compromissos e nem saldar todas as suas dívidas. No caso de uma Moratória (leia-se: CALOTE), seria afetada tanto a economia interna como a de outros países, credores da dívida americana. O Brasil seria um dos principais afetados, pois, é o 4º maior credor americano.

Entenda o que é Dívida Pública:

Dívida pública é o conjunto dos empréstimos que um Estado faz para cobrir gastos que incluem saúde, obras, aposentadorias e pagamento de credores. A dívida surge quando o valor arrecadado com impostos não é suficiente para pagar as despesas. É parecido com o orçamento doméstico: se não temos dinheiro para fazer uma reforma na casa, podemos pedir emprestado ao banco.
Essas dívidas são contraídas por meio da emissão de títulos públicos. O título é uma garantia de que o valor investido naquele país – por um banco, uma empresa, um cidadão ou outro Estado – será ressarcido com juros.

Veja abaixo, excelente vídeo sobre o tema.

Fique Atento !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário