Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sociedade cada vez mais idosa


Que o mundo está mais velho é uma realidade. Que o país está envelhecendo rapidamente é uma constatação. Que a longevidade surpreende os “envelhecentes” é uma experiência da contemporaneidade.

Nossa população cresce numa taxa abaixo de 2,5%, e a de idosos, perto de 5%. O aumento da longevidade tem sido explicado pelo controle da natalidade, pela erradicação de doenças transmissíveis, pelo aperfeiçoamento nos cuidados da nutrição e da saúde.
A expectativa de vida no mundo, que era de 50 anos em 1900, passou para 79 em 2000. Essa é a maior conquista da humanidade no século XX e o grande desafio do século XXI.

O grupo de idosos, em 1992, era de 7,9% da população total; hoje é de aproximadamente 11,5%. Alguns indicadores apontam que em 2050 nosso planeta terá o mesmo número de jovens e de idosos. Essa projeção está a exigir que a sociedade se prepare para esse mundo novo. Torna-se urgente que as políticas públicas oportunizem aos idosos vivências educacionais, para que o país possa transformá-los de fardos para a economia em pessoas integradas à sociedade produtiva.

Envelhecer na sociedade tendo vez e voz é mais importante do que envelhecer com saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que nos países em desenvolvimento um indivíduo é considerado idoso a partir dos 60 anos, enquanto nos países desenvolvidos a idade limite é de 65 anos. Mas o envelhecimento não começa de um ponto zero. Vamos envelhecendo na própria experiência de viver, no tempo e no espaço. O envelhecimento e o desenvolvimento são variáveis correlatas.

Em nosso país, o envelhecimento é uma conquista que deve ser celebrada e encarada
com responsabilidade. Espera-se que possam ser atingidas metas convenientes e desejadas,e  como principal que haja uma educação da sociedade civil sobre o envelhecimento individual e social; propondo um processo de  inclusão.

 Abaixo segue link para uma opinião super relevante... vejam !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário