Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Não tem essa de: Eu não sei !!



Hoje, a geografia e os grandes acontecimentos que mudam os rumos da conjuntura política mundial, fazem toda a diferença no vestibular.  Para fazer essa viagem e abrir de vez as portas das universidades, é preciso ter os olhos voltados para o globo terrestre, ou seja: “Quem tiver afim à aprovação no vestibular têm de ficar atento ao que se passa no mundo. 
É necessário conhecer os conflitos entre países e as atualidades sempre noticiadas pela mídia. Mas o grande desafio não é exclusivamente saber sobre os fatos, e sim ter a capacidade de relacioná-los. O melhor caminho é contextualizar.

Entre os fatos históricos, o destaque são os 60 anos da criação do Estado de Israel, sempre atual esse fato. E, quando o assunto são os episódios mais recentes, os mais fortes candidatos à prova são a invasão da Geórgia pelas tropas russas, os conflitos entre China e Tibete, a descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal, o avanço de áreas agrícolas destinadas aos biocombustíveis, o crescimento da economia chinesa, as eleições e as tensões políticas na América Latina envolvendo os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia.  Talvez venha algo sobre crise americana.. talvez... é possível.

Dedicação

É  “impossível” adivinhar o tema das questões da prova, por isso, é preciso mais que intensa dedicação a livros, cadernos e apostilas.
É fundamental ter uma ampla visão de mundo. Fazer pesquisa pela internet e procurar resumos que apresentem um contexto histórico dos fatos é uma ótima opção. A prova tem muitas pegadinhas e é necessário entender o episódio como um todo.

Dois lembretes muito importantes:

1 – Não cabe mais ao aluno, dizer que não sabe determinado assunto, pois, diarimente somos bombardeados pro inúmeros veículos de informação!!

O mais importante

2 – A prova de vestibular é feita pra você errar !!! Então se ligue!! Ou melhor, se atualize !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário