Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Resultado da Enquete: Violência no RJ

A cara do jovem brasileiro !
 De acordo com os últimos acontecimentos ocorridos na tragédia escolar no RJ, podemos avaliar que nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais intolerantes? Qual sua opinião?


1 – A falta de segurança é o principal motivo!   15%

2 – Sem dúvidas: falta de oportunidades para os jovens   15%

3 – Falta de princípios fundamentais como o respeito  61%

4 – Simplesmente maldade  7%

Confesso que fiquei surpreso ao acreditar que a alternativa 2 sairia vencedora. Venceu a 3!
É o reflexo direto da mudança de comportamento por qual atravessa a sociedade, onde valores e princípios morais deram lugar a explicações obtusas sobre tudo( como  o bullying). Somos bombardeados a acreditar que o que explica ações como essa tragédia é o fato dessas pessoas terem sido apelidadas na infância ( se fosse assim, só teríamos assassinos: gordos, negros, dentuços..)...onde na verdade o que condiciona isso tudo é a ausência da família somada ao descaso do Estado por não investir em educação e cultura (afinal: isso não dá voto)!
Os jovens estão a margem dos interesses do Estado, sendo interessantes apenas em período eleitoral; ficam sujeitos ao aprendizado do crime, que os dão mais oportunidades de “crescimento”.  São aculturados, e seus princípios acabam sendo  invertidos à conseguirem seus objetivos a qualquer custo, sem moralidade, sem respeito, sem compaixão... Por fim, assassinar pessoas, deixou de ser um ato bárbaro,e passou a ser a oportunidade de conseguirem aquilo que o País não os proporciona: Vantagens!!!
Abaixo, segue um artigo escrito pela Professora Ana Flávia C. Ramos, historiadora pela Unicamp, leia !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário