Eu sou !!!

Minha foto
Professor Fund/Méd na Escola Álvaro Gaudêncio de Queiroz, Campina Grande - PB; e Fundamental em Santa Cruz do Capibaribe-PE.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Problemas Ambientais

                                                    COMODIDADE X SUSTENTABILIDADE 
As questões ambientais começaram a ser mais discutidas nas últimas cinco décadas. A política do desenvolvimento sustentável acabou incorporando metas e projetos de preservação da natureza, propagando debates, movimentos que analisaram o consumismo humano excessivo, suas causas e consequências, o que gera uma reação em cadeia no que tange às questões ambientais. A falta de uma Educação Ambiental é outro agravante e resultado da segregação do globo pelo capitalismo.
A busca de uma melhor qualidade ambiental traz consigo complexidades tanto na teoria quanto na prática. Num primeiro momento, pode-se dizer que os debates e as idéias ambientalistas geralmente estão contraditórios ao modismo propagado pelos meios de comunicação. Num segundo momento, percebe-se que a execução de projetos pautados na política do falso desenvolvimento sustentável, degrada ainda mais o meio ambiente.
O mundo ainda não percebeu a problemática ambiental, onde as leis ambientalistas estão subordinadas ao sistema econômico que é um “Estado oculto” na mobilidade sócio-cultural e na transformação das paisagens naturais em superficiais. É necessário repensar o modelo de crescimento econômico e desenvolvimento social, árduas tarefas para uma sociedade que já conhece as teorias do desenvolvimento sustentável, mas ainda não se atentam verdadeiramente para questões simples e úteis como as que se referem ao consumo consciente.
 Abaixo do vídeo-aula, segue link para apostila com detalhes dos principais problemas ambientais "enfrentados" no mundo atual. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário